04 Maio

Simples Doméstico: Falhas complicam vida do trabalhador

Problema no sistema dificulta concessão de seguro-desemprego, FGTS e até pedir a aposentadoria. As falhas no sistema do eSocial está transformando o Simples Doméstico — que recolhe em boleto único contribuições fiscais, previdenciárias e trabalhistas — em um verdadeiro “Complexo Doméstico”.

postado em 04/05/2016

As falhas no sistema do eSocial está transformando o Simples Doméstico — que recolhe em boleto único contribuições fiscais, previdenciárias e trabalhistas — em um verdadeiro “Complexo Doméstico”. Os problemas dificultam a concessão do seguro-desemprego, o saque do FGTS e até pode barrar a aposentadoria dos trabalhadores domésticos.

A principal dificuldade é a falta de comunicação do eSocial com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) do INSS, o extrato previdenciário. O governo diz que basta apresentar o boleto do eSocial no INSS, mas o recibo do Simples Doméstico ainda não traz o nome do empregado.

“O sistema está com erros e cada vez se complica mais porque não é flexível”, afirma o advogado Mario Avelino, presidente do Instituto Doméstica Legal. Ele contou que o Comitê Gestor do eSocial vai antecipar para julho a solução do problema, embora o INSS garanta que nenhum empregado doméstico ficará sem benefício por falta de lançamento das contribuições no CNIS.

O desencontro de informações, principalmente no momento da demissão, provoca muita confusão no caso das domésticas. A presidente do Sindicato das Empregadas Domésticas do Rio de Janeiro, Carli Maria dos Santos, recomenda a homologação das demissões no sindicato.

Segundo ela, desta forma será possível regularizar a situação, inclusive para permitir os saques do FGTS e do seguro-desemprego.

“Já prevíamos que esse problema fosse ocorrer antes do lançamento do eSocial”, informa Carli. A falta de sincronia entre os órgãos que estão integrados no sistema foi levantada em reuniões do Comitê Gestor, formado por representantes dos ministérios da Previdência e Trabalho e da Receita, que criou o eSocial. “O portal unifica a arrecadação e repassa os dados para a Receita, mas não foi criado dispositivo para a distribuir informações e verbas”, critica Avelino. De acordo com ele, o problema é o nível de exigência e procedimentos que o sistema traz.

“O Simples Doméstico é um Complexo Doméstico”, critica.

PAGAMENTO SEXTA

Os empregadores domésticos têm até sexta-feira para realizarem o pagamento do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) referente a competência do mês de abril. O documento passa a ser emitido com multa de 0,33% por dia de atraso a partir dessa data. O vencimento é sempre no dia 7 de cada mês, devendo ser antecipado quando cair em fim de semana ou feriado. Atualmente, o eSocial conta com mais de 1,4 milhão de empregadores cadastrados e emite mensalmente 1,2 milhão de guias de pagamentos.

Sine será reestruturado

O governo federal encaminhará ao Congresso Nacional projeto de lei que reestrutura o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e amplia a proteção a trabalhadores desempregados e o apoio a empregadores no processo de seleção e recrutamento. A proposta será apresentada hoje pelo ministro do Trabalho e Previdência Social Miguel Rossetto durante solenidade para comemorar o dia 1º de maio, em Brasília. O projeto de lei do Sine altera a forma de transferência de recursos federais para estados e municípios, que passa a ser automática. Hoje, o repasse é feito por meio de convênios, que necessitam ser periodicamente renovados.

A proposta organiza o Sine como sistema público cofinanciado e institui uma gestão descentralizada e compartilhada, sob a coordenação da União, por meio do Ministério do Trabalho e Previdência Social. Também fortalece a participação social com a atribuição de papel deliberativo a conselhos de Trabalho Emprego e Renda tripartites (governos, trabalhadores e empregadores) para fiscalizar a destinação dos recursos. O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) terá atribuição de regulamentação e deliberação.

Fonte: O DIA

Continue lendo

04 Maio 2016

Mudanças do ICMS atingem empresas do Simples Nacional

04 Maio 2016

Normas Regulamentadoras são alteradas para garantir a segurança dos trabalhadores.

04 Maio 2016

ECF – Prazo de entrega é alterado para julho

04 Maio 2016

Simples Doméstico: Falhas complicam vida do trabalhador

04 Maio 2016

Empresa pagará diferenças por reduzir salário de autônomo após formalização do vínculo de emprego

04 Maio 2016

Governo propõe nova solução para guerra fiscal do ICMS


03 Maio 2016

Governo quer cobrar mais imposto de quem recebe como empresa

03 Maio 2016

ICMS-SP – Crédito – Devolução de empresa optante pelo Simples Nacional.

03 Maio 2016

ICMS-SP - DIFAL da EC 87/2015 e o Ressarcimento do imposto

03 Maio 2016

Imposto de Renda sobre lucro presumido pode mudar

03 Maio 2016

MEI inadimplente terá inscrição cancelada

02 Maio 2016

IRPF: perdeu o prazo, e agora?

02 Maio 2016

Dilma anuncia reajuste de 5% do Imposto de Renda; veja como fica a nova tabela.

02 Maio 2016

Declarações federais a serem entregues – Maio/2016

02 Maio 2016

Simples Nacional - Multas por atraso na apresentação das informações mensais do PGDAS-D

02 Maio 2016

Receita recebe declaração do Imposto de Renda de quem perdeu o prazo