Você que está começando, acabou de abrir seu escritório e quer descobrir quais erros não deve cometer, preste atenção neste post. Vamos listar 5 erros que podem ser terríveis para a reputação do seu escritório de contabilidade.
postado em 24/02/2016
Você que está começando, acabou de abrir seu escritório e quer descobrir quais erros não deve cometer, preste atenção neste post. Vamos listar 5 erros que podem ser terríveis para a reputação do seu escritório de contabilidade. Se você já tem experiência, de qualquer forma é sempre bom ver que estamos no caminho certo e notar que podemos algo aqui ou ali!
1. Ser conivente com atraso de pagamento
Não cobrar os seus clientes, além de um erro gravíssimo, é um dos mais comuns. Muitas empresas, novas ou com vários anos de mercado, acabam postergando essa etapa, prejudicando o fluxo de caixa e o crescimento do escritório.
Pense que, da mesma forma que o seu cliente cobra quando algum serviço atrasa (com razão), você deve fazer o mesmo. Alguns clientes podem adiar o pagamento dos seus contadores por meses, o que pode gerar um prejuízo considerável. Uma boa dica é colocar cláusulas específicas sobre atraso de pagamento no contrato de serviço.
2?—?Não negar nenhum tipo de serviço ou cliente
Demonstrar iniciativa é (quase) sempre bom. Quando estamos no começo, tudo o que queremos é conquistar novos clientes, porém, aceitar qualquer trabalho, sem um critério de refinamento, ou fazendo todos os serviços da área contábil, pode ser prejudicial.
O problema de aceitar esse tipo de trabalho, que foge da sua especialidade, é que demandam esforço redobrado, uma vez que você vai precisar estudar e demandar mais tempo para fazer o pedido.
Lembre-se: oferecer um diferencial é uma boa saída para conquistar novos mercados e novos clientes.
3?—?Oferecer benefícios de graça
Um erro comum dos escritórios de contabilidade recém-abertos é acabar oferecendo um benefício de graça para o cliente. Com isso, você perde um importante instrumento de negociação. Faça isso apenas quando quiser uma contrapartida por parte do contratante, por exemplo: se ele deseja um pacote reduzido de serviços, coloque um deles de graça caso contrate um pacote maior.
Lembre-se que nada sai realmente de graça: é gasto tempo, dinheiro, esforço e mão de obra para que um serviço seja realizado, portanto, não deve ser facilmente desvalorizado.
4?—?Não se atualizar
Não é porque você possui uma carreira consolidada, com um nome respeitado no mercado que deve deixar de procurar novos conhecimentos. Todos os funcionários do escritório de contabilidade devem se atualizar constantemente. Novos conhecimentos, metodologias e ferramentas surgem todos os anos e operar com sistemas antigos pode tornar o trabalho mais árduo e demorado. Então, mantenha-se atualizado.
5?—?Não se adaptar ao seu público-alvo
Não adianta querer empurrar algo que não se adequa ao perfil daquela empresa que o contratou, muito menos deixar de atender uma necessidade que ela tenha. Por isso, faça um estudo do cliente que te procura para saber exatamente o que ele precisa e o que não precisa e ofereça opções dentro desse rol.
Saiba como pagar menos e garantir maior restituição do Imposto de Renda
Sistema para pagar FGTS de domésticos não registra demissão
Erros que um escritório de contabilidade não pode cometer
A esposa pode ser empregada na empresa do marido?
Ex-funcionárias podem pegar 5 anos de cadeia por acordo de falsa demissão
Câmara rejeita projeto que obriga Receita a informar acesso a dados dos contribuintes
DeSTDA – Prazo de entrega em âmbito nacional é prorrogado para 20 abril
DCTF: Receita Federal disponibiliza versão 3.3b do programa gerador da declaração
Proibição de doações a campanhas gera dúvidas na entrega da declaração do IR
Receita fecha o cerco contra fraudes na declaração do Imposto de Renda
Decreto poderá 'desafogar' juntas comerciais no País
Registro profissional começa a ser feito pela internet
Após resultado ruim, Receita deve elevar fiscalização sobre pequenas
Secretários da Fazenda insistem em que pequenos sigam regras do ICMS
O saldo do FGTS é repartido em caso de separação?
EFD: Contribuintes terão novo prazo para envio da Escrituração Fiscal Digital
Imposto de Renda: Todo cuidado é pouco na hora de declarar aplicações ao Leão