Até final da declaração, em 29 de abril, pessoas físicas têm a opção de destinar até 3% e contribuir com idosos, adolescentes e crianças
postado em 11/03/2016
O período de entrega da declaração do Imposto de Renda já começou e até a data final, em 29 de abril, pessoas físicas de todo o país podem destinar até 3% do imposto aos Fias (Fundos da Infância e Adolescente) no momento da declaração. Mesmo quem destinou parte do imposto até o final de 2015 ainda pode contribuir, complementando o teto real de 6%.
Com essa destinação, os contribuintes estão apoiando políticas públicas, voltadas para crianças e adolescentes.
Para ajudar crianças e adolescentes, o contribuinte deve procurar o Fumcad (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de seu município para ter acesso aos projetos que podem receber a contribuição.
Cabem aos Fundos financiar programas e ações com o objetivo de assegurar os direitos sociais dessas pessoas e criar condições de autonomia, integração e participação na sociedade.
Contabilidade voluntária
O Sistema Conselho Federal de Contabilidade/Conselhos Regionais de Contabilidade (CFC/CRCs) realiza o Programa do Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), que conta com profissionais contábeis voluntários cadastrados em todo o país.
Esses profissionais estão comprometidos com questões sociais e com a disseminação de dados sobre a destinação do Imposto de Renda e a orientação de entidades do Terceiro Setor sobre como receber os recursos. A orientação aos contribuintes é uma das formas da classe contábil atuar voluntariamente.
Para o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), órgão responsável pelo registro da profissão contábil, o profissional da contabilidade tem o conhecimento técnico e a oportunidade de esclarecer dúvidas e dar sugestões ao contribuinte com relação ao IR. “Muitas vezes, pessoas físicas ou empresas não têm informações sobre como encaminhar parte do importo devido para ações sociais”, disse o presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo.
Passo a passo para destinação
No programa da Receita Federal, acesse a aba "Resumo da Declaração", selecione "Doações Diretamente na Declaração - ECA" e clique em "Novo".
Clique na opção "Municipal", em UF selecione "SP - São Paulo" e em município role a lista e clique no município de sua escolha. Verifique o "Valor disponível para doação" e copie o número para o campo "Valor" acima. Clique "Ok"
Após registrar a doação, vá para aba "Imprimir" selecione "Darf - Doações Diretamente na Declaração - ECA". Clique duas vezes no item que irá aparecer na tela, imprima Darf e efetue o pagamento antes de 29 de abril de 2016.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRCSP
Com eSocial a fiscalização vai crescer
Contribuintes podem apoiar projetos sociais na hora de declarar o Imposto de Renda
Santa Casa de SJC deve indenizar ex-funcionária por lista de demitidos em quadro por "BAIXA PRODUTIVIDADE".
Peritos contábeis devem se inscrever no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis até 31.12.2016
Portal do eSocial ficará indisponível durante duas horas neste sábado
Primeiro lote da restituição será depositado em 15 de junho, diz Receita
Como declarar aluguéis recebidos no Imposto de Renda 2016
Obrigação de todo empregador, entrega da Rais termina dia 18 de março
Novo sítio do SPED está no ar
O que mudou no Imposto de Renda em 2016?
7 erros mais comuns ao preencher a declaração do IR
CLT é alterada para incluir hipóteses de faltas legais