Segundo o relator, a norma criada pela cláusula nona do convênio contraria o regime diferenciado das micro e pequenas empresas previsto na legislação
postado em 01/04/2016
Segundo consultorias especializadas, o e-commerce brasileiro registrou aumento nominal de 16% no primeiro semestre de 2015, ante mesmo período de 2014, e faturou R$ 18,6 bilhões. Esse volume de movimentação foi determinante para alteração na forma de arrecadação do ICMS, via EC 87/2015, em vigor desde janeiro, sobre as operações de venda virtual. A medida, recordemos, busca reequilibrar a relação entre estados, destinando parte do imposto arrecadado ao estado de destino, onde está situado o consumidor final. Entretanto, a mudança trouxe insegurança jurídica quanto ao cumprimento da legislação, encarece produtos, cria inúmeras dificuldades para cumprimento das obrigações acessórias e aumenta custos das empresas em momento de crise.
Dentro deste contexto, a OAB federal ajuizou ação no Supremo Tribunal Federal (STF), denunciando o Convênio ICMS 93/2015 por violar a Constituição ao criar alíquotas díspares para micro e pequenas empresas inclusas no Simples. Ao obrigar as empresas do Simples a cumprir o convênio, criou-se conflito com o disposto na LC nº 123 de 2006, que foi idealizada para dar tratamento diferenciado e favorecido para microempresas e empresas de pequeno porte.
Sensível aos argumentos da ação, o ministro Dias Toffoli, do STF, deferiu medida liminar em fevereiro, sustentando que a norma cria novas obrigações que ameaçam o funcionamento das empresas optantes pelo Simples, e invade área reservada a disciplina por lei complementar. Segundo o relator, a norma criada pela cláusula nona do convênio contraria o regime diferenciado das micro e pequenas empresas previsto na legislação.
O efeito prático desta decisão é desobrigar todas as empresas enquadradas no regime Simples das novas e complicadas regras de declaração, cobrança e recolhimento do ICMS, nas operaçõesde venda interestaduais.
Advogado
Por Átila Melo Silva
Fonte: Jornal do Comércio-RS
Sistema de gestão online agiliza até processo de emissão de nota fiscal eletrônica
ICMS da internet nas empresas do Simples
Justiça afasta multas da Nota Fiscal Paulista
Retenções na fonte em serviço prestado por MEI de forma irregular.
Trabalhador privado poderá usar FGTS como garantia de consignado
Cálculos manuais e falta de instrução: veja quatro problemas do eSocial
Cálculos manuais e falta de instrução: veja quatro problemas do eSocial
Cálculos manuais e falta de instrução: veja quatro problemas do eSocial
DEFIS: Prazo para empresas fazerem a declaração fiscal encerra nesta quinta-feira
Entenda a importância do NCM correto para o SPED
A Receita Federal ganhou aval do STF para entrar na intimidade financeira dos contribuintes
Projeto que libera empresário do Simples a trabalhar em casa passa no Senado
1º lote de restituição do IR 2016 será pago em 15 de junho; veja calendário
Brasil tem 13 novas profissões incluídas em lista do governo